Jogos

Confira alguns jogos que nossos membros desenvolveram para a Educação Infantil

Pensando na fase de pandemia que estamos enfrentando atualmente, Vanessa da Silva Lima confeccionou um joguinho bastante interativo e divertido para as crianças. Os materiais utilizados são acessíveis e o jogo pode ser desenvolvido por pais/responsáveis em casa juntamente com as crianças de 4 a 5 anos de idade. 

   Dessa forma, é possível trabalhar, tanto na escola quando em casa, um tópico bastante importante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o campo de experiências "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, com o seguinte objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: "(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades."
  Além disso, diversos teóricos defendem o uso do jogo e da brincadeira para o pleno desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial das crianças nessa faixa etária. A exemplo, trouxemos Piaget, Wallon e Vygostki. Para o primeiro, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação (Fonte: efdeportes). 
  De acordo com os pensamentos de Wallon, a compreensão infantil é uma simulação que vai da outra pessoa a si mesmo e de si mesmo ao outro. A imitação quando funciona como um meio para que haja essa fusão, representa uma ambivalência na qual explica algumas oposições, no qual o jogo encontra alimento (Fonte: efdeportes). 
  Já para Vygotski,  a criança avança essencialmente através de atividades lúdicas, isto é para um melhor desenvolvimento da criança é indicado o trabalho de norma como aberta, no qual se trabalha a ludicidade com as crianças. O jogo imaginário e representativo das crianças: situação imaginaria da criança que esta próxima ao real (Fonte: efdeportes). 
   Diante tantos benefícios e argumentos é indispensável o papel do jogo na formação do sujeito como cidadão. Então pega os pregadores, a linha e os palitos de sorvete para confeccionar esse jogo divertido que Vanessa explica no vídeo, as crianças vão amar!

Em breve mais vídeos e mais dicas para vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário